ESTE BLOG FOI CRIADO EM 11 DE JANEIRO DE 2010

CONSULTE TAMBÉM O SITE: http://www.fenal.org.br

Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555 na pauta de votações da Câmara


Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555/2006 (fim gradativo da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na pauta de votações da Câmara
*CAMPANHA DA FRENTE NACIONAL SP PELA PREVIDÊNCIA PÚBLICA*

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE
SÃO PAULO - 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

CARTA DE NATAL

CARTA DE NATAL

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)
22/9/1993 - PORTO ALEGRE - RS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO XXVI ENCONTRO DA FENALE - FLORIANÓPOLIS 2011:

ACESSE MAIS FOTOS DO XXVI ENCONTRO CLICANDO AQUI:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em sua segunda edição, Marcha Contra Corrupção reúne mais de 20 mil na Esplanada e reafirma o interesse da sociedade em lutar

Foi realizada nesta quarta-feira (12/10), em Brasília, a II Edição da Marcha Contra Corrupção. O evento reuniu mais de 20 mil na Esplanada dos Ministérios, que, com bandeiras, vassouras, faixas e rostos pintados pediam a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que será votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o fim do voto secreto parlamentar e a preservação das competências constitucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nem o calor intenso do feriado desta quarta-feira afastou os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que também participaram da manifestação protestando contra o Projeto de Lei Complementar nº 14, de 2011, que propõe a primeira alteração da Lei da Ficha Limpa. Pela proposta, somente quando um Tribunal do Judiciário julgar a ação de improbidade administrativa é que o gestor com contas julgadas irregulares pelo TCU e demais Tribunais de Contas ficarão inelegíveis.
Para os servidores e para o Sindilegis, a medida fragiliza o TCU e sobrecarrega o Ministério Público Federal e os Tribunais do Poder Judiciário, com o excesso decorrente da judicialização de todos os processos de contas julgadas irregulares pelo desvio de conduta na aplicação de recursos públicos, como explica a segunda vice-presidente do Sindilegis, Lucieni Pereira: "Em 2010, a lista que o TCU encaminhou à Justiça Eleitoral, com gestores que tiveram contas irregulares pela má aplicação de recursos federais, superou 8 mil nomes. Se o PLP 14 for aprovado, significa uma enxurrada desnecessária de processos na Justiça", alerta Luciene.
Todos os servidores do Legislativo e do Tribunal de Contas da União usaram camisas pretas onde estava escrito: "Servidores da Câmara, Senado e TCU contra corrupção", entregue pelo Sindilegis. Os apoiadores da luta seguiram a marcha até o fim. Os diretores do Sindilegis, Aníbal Moreira Júnior, Lucieni Pereira, Erivan Carvalho e Francisco Chagas Silva (Boró), também participaram da Marcha e vestiram a camisa em defesa de suas instituições e carreiras.
Um dos diferenciais da 2º edição da marcha foi o desenho de uma grande pizza, que foi carregada da saída, na Praça da República, até a Praça dos Três Poderes, onde estão localizados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo; o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Poder Judiciário; e o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo.
O público da marcha não se restringiu a jovens e adultos. Crianças, em comemoração ao seu dia, também foram levadas pelos pais para protestar contra corrupção. Alguns manifestantes também foram à marcha com bicicleta e até levando seu animal de estimação.
Apartidária
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apoiaram o movimento juntamente com outras organizações da sociedade civil, como o Movimento de Combate à Corrupção (MCCE). O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participou da caminhada e defendeu as prerrogativas constitucionais do CNJ.
Dom Raymundo Damasceno Assis declarou apoio às manifestações de combate à corrupção e controle social. As declarações foram feitas depois da missa em homenagem à Nossa Senhora, em Aparecida. O Cardeal Arcebispo cobrou rigor na investigação de escândalos e pediu que a população fiscalize os governantes, seja do Executivo, seja do Legislativo.
Os organizadores fizeram questão de frisar que a marcha é apartidária e, por isso, políticos só devem aparecer sem bandeiras do partido, assim como não deve haver promoção de Sindicatos. Em respeito a essa diretriz do movimento social, o Sindilegis não divulgou nenhuma logomarca nas faixas, camisetas e cartazes que preparou para que os servidores-cidadãos participassem da Marcha.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) seguiu os conselhos à risca e participou da Marcha "descaracterizado". "Aqui, nada de bandeira de partido, nada de broche. Vou até colocar óculos escuros para ninguém me reconhecer como senador", brincou. "Esse é um movimento do cidadão, afirmou.
Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que também enfrentou o forte calor durante Marcha, fez uma defesa pública da validação imediata da Lei da Ficha Limpa pelo STF. "A Ficha Limpa tem que valer para a eleição no ano que vem", ressaltou o senador gaúcho.
Pelo País
Os protestos ocorreram em cidades brasileiras espalhadas por 17 Estados. Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Goiânia, Curitiba, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte, são algumas das Capitais que aderiram ao movimento social.
Pelo Mundo
No início do mês, milhares de norte-americanos ocuparam, pacificamente, a Wall Street - um epicentro do poder financeiro global e da corrupção. Os cidadãos exigem uma verdadeira democracia, justiça social e combate à corrupção. A onda mundial de protestos é o capítulo mais recente na história deste ano.
No Egito, as pessoas tomaram a Praça Tahrir e derrubaram seu ditador. Na índia, o jejum de um homem trouxe milhões às ruas e o governo teve que ceder - vencendo uma ação real para acabar com a corrupção. Durante meses, os cidadãos gregos protestam sem descanso contra os injustos cortes nos gastos públicos.
Na Espanha, milhares de "indignados" desafiaram a proibição de manifestações pré-eleitoral e montaram um acampamento de protesto na praça do sol para manifestar contra a corrupção política e a manipulação do governo da crise econômica. E neste verão em Israel as pessoas construíram "cidades de tendas" para protestar contra o aumento dos custos de habitação e por justiça social.
Nova luta dia 15 de Novembro
A Diretoria do Sindilegis agradece a participação e o engajamento dos servidores das três Casas que participaram da Marcha e convida todos os servidores a participarem na II Marcha Contra a Corrupção, no feriado de 15 de novembro, em que se comemora o Dia da Proclamação da República. "Vamos ocupar a Esplanada dos Ministérios em favor da Ficha Limpa e contra a corrupção e o PLP 14, de 2011, que constitui a primeira proposta de alteração e fragilização da Lei de iniciativa popular e do TCU", finaliza a segunda vice-presidente do Sindilegis.
Repercussão na Mídia
Comentário de Alexandre Garcia
Presidente da CNBB Apoia Marcha Contra Corrupção
Entrevista de Jovita Rosa, Diretora-Execcutiva do MCCE, organização patrocinada pelo Sindilegis
Segunda Marcha Contra a Corrupção ganha novos temas
Marcha contra a corrupção reúne 10 mil em Brasília
Marcha contra corrupção reúne manifestantes pela 2ª vez em Brasília
www.sindilegis.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE