ESTE BLOG FOI CRIADO EM 11 DE JANEIRO DE 2010

CONSULTE TAMBÉM O SITE: http://www.fenal.org.br

Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555 na pauta de votações da Câmara


Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555/2006 (fim gradativo da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na pauta de votações da Câmara
*CAMPANHA DA FRENTE NACIONAL SP PELA PREVIDÊNCIA PÚBLICA*

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE
SÃO PAULO - 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

CARTA DE NATAL

CARTA DE NATAL

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)
22/9/1993 - PORTO ALEGRE - RS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO XXVI ENCONTRO DA FENALE - FLORIANÓPOLIS 2011:

ACESSE MAIS FOTOS DO XXVI ENCONTRO CLICANDO AQUI:

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A máquina pública presta serviços à sociedade


Após a democratização do país e as grandes crises econômicas passadas pelo Brasil, os investimentos na estrutura do Estado e dos serviços públicos passaram por períodos de grande baixa. Reduzir o Estado, reduzir a estrutura e outras expressões foram e continuam sendo usadas como uma das possíveis soluções para o chamado custo Brasil.
     Porém hoje o Brasil e o Real , como consequência do desenvolvimento econômico, são caros e a população deseja mais e melhores serviços públicos para não perder poder aquisitivo.
     Justamente neste momento entra a importância da máquina pública. Antes de ser um “palavrão”, significa a estrutura humana e funcional do Estado e dos poderes públicos, um todo através do qual o cidadão se relaciona e é atendido e é assistido.
     A boa e eficiente máquina pública própria é o que garante o retorno do Estado à população. Quanto mais escassa e menor a máquina pública, menor a possibilidade operacional do Poder Público fazer o necessário aos cidadãos e retornar aquilo que é feito com a contribuição dos impostos. Por isso, qualificação da máquina pública, aperfeiçoamento dos processos e maturação dos conceitos públicos não terceirizados é o caminho de proteger o bem público para todos e não somente para o governo de ocasião.
     Segundo o Professor J.W. Granjeiro, estudioso do setor público e dedicado à concursos públicos, “a máquina pública é como o corpo humano. Os órgãos do corpo interagem: cada um é responsável por uma tarefa, e todos, juntos, põem em funcionamento e conduzem o sistema inteiro. Do mesmo modo, os órgãos, as entidades (autarquias, fundações e empresas estatais) e os agentes públicos compõem “órgãos” e “membros” de um corpo peculiar e fundamental a toda a nação: a Administração Pública. Cada um desses entes representa uma parte muito importante para o bom andamento do todo. Em prol do bom desempenho dessa unidade, é necessário que cada um de seus componentes esteja em pleno funcionamento, em sinergia, em bom estado, integrado à estrutura interna e devidamente capacitado para exercer suas funções”.
     Questões como esta compreensão estão hoje na ordem do dia. Para uma sociedade dinâmica e viva, há a necessidade de uma máquina pública como investimentos correspondentes ao seu valor de patrimônio tangível e intangível para a população.

"Proj J. W. Granjeiro, especialista em setor público."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE