ESTE BLOG FOI CRIADO EM 11 DE JANEIRO DE 2010

CONSULTE TAMBÉM O SITE: http://www.fenal.org.br

Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555 na pauta de votações da Câmara


Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555/2006 (fim gradativo da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na pauta de votações da Câmara
*CAMPANHA DA FRENTE NACIONAL SP PELA PREVIDÊNCIA PÚBLICA*

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE
SÃO PAULO - 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

CARTA DE NATAL

CARTA DE NATAL

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)
22/9/1993 - PORTO ALEGRE - RS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO XXVI ENCONTRO DA FENALE - FLORIANÓPOLIS 2011:

ACESSE MAIS FOTOS DO XXVI ENCONTRO CLICANDO AQUI:

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FENALE 19 ANOS: 1993 - 2012




Quem diria...
A nossa FENALE inicia agora seu novo ano rumando ao 20º aniversário.
Um número redondo, digno de festejos e muitas recordações.
Queremos, neste documento oficial, nos últimos meses de mandato  da Gestão  “Compromisso e Respeito”, eleita em Vitória-ES, em 2009, relembrar um pouco dessa trajetória, com momentos difíceis, mas muito rica.
Lembramo-nos que, em artigo elaborado no ano passado, dizíamos que “quando se completa 18 anos de vida, é intensa a comemoração festiva por amigos e familiares, pois é uma marca pessoal e tem o significado de um rito de passagem para a maioridade civil, portanto, para a vida adulta. O que dizer, então, de uma entidade que comemora seu 18º aniversário?”.
Mais um ano se passou, com muitas atividades associativas e sindicais e podemos afirmar que a nossa Entidade tem demonstrado força, união e muita luta em torno dos mesmos ideais: a defesa dos anseios e direitos da categoria, o fortalecimento do Legislativo e a defesa da sociedade como um todo.
E nada melhor do que relembrar um pouco da nossa história, nesse momento de comemoração e muita reflexão ao completarmos mais um ano de existência.
Fundada em Porto Alegre (RS), em 22 de setembro de 1993, como FENAL  - Federação Nacional dos Sindicatos e Associações dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do distrito Federal, teve sua denominação que foi alterada em virtude da existência de uma fundação de agentes lotéricos com a mesma denominação,durante o VII Congresso em Campo Grande, em 2007, passando a denominar-se FENALE – Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal, depois de duas tentativas frustradas de reforma estatutária, respectivamente em 1999 em Maceió e em 2005 em São Luís, reformas essas que, por diversos motivos, não foram registradas em cartório, portanto sem validade legal.
A FENAL/FENALE foi criada, num primeiro momento, para lutar contra a revisão constitucional, no Governo Collor, quando já se falava em retirar os direitos conquistados pelos servidores na Constituição Cidadã de 1988 e trabalhou intensamente para diminuir os efeitos perversos que continham as propostas de emendas constitucionais que proporcionaram as reformas administrativa e previdenciária, nos Governos Fernando Henrique Cardoso (1998) e Luís Inácio Lula da Silva (2003). Nesse período, juntou-se a inúmeras outras entidades de servidores públicos de todo o Brasil, mantendo vigílias no Congresso Nacional e realizando inúmeros atos públicos em defesa dos direitos dos servidores.
Conta hoje com 23 entidades filiadas e já realizou dez Congressos e 28 Encontros Nacionais, entre outras atividades, em todas as regiões do País, tendo organizado eventos no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo,  Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul,  Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina.
Já realizou campanhas institucionais por Ética na Política e contra a Terceirização e a favor do Concurso Público em todos os órgãos da administração governamental, temas esses que, entre outros, são sempre reiterados nas Cartas elaboradas em cada um dos nossos Encontros ou Congressos.
Nos últimos anos, tem procurado se posicionar nos grandes temas nacionais, manifestando-se sempre pela ética e contra a corrupção.
Participou também recentemente, como um dos protagonistas, da fundação da Confederação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas do Brasil (CONFELEGIS), em conjunto com a Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (FENALEGIS ), a Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC ) e do Sindicato dos Servidores do SINDILEGIS (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União).
Hoje a FENALE integra diversos movimentos pela valorização e em defesa dos servidores públicos e tem atuado vigorosamente em diversas frentes, participando, dentro de suas possibilidades, de lutas e campanhas nacionais, como as que se desenrolam hoje no Congresso Nacional pela aprovação das Propostas de Emenda à Constituição nº 555/2006 (fim da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas) e nº 270 (integralidade salarial e paridade entre ativos e inativos aos aposentados por invalidez) e a contra o PLP 549/2009 (alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal visando o congelamento salarial de servidores até 2019, entre outras medidas).
E a FENALE está sempre se modernizando, dando ênfase à comunicação e às novas mídias. Quase que diariamente envia informativos virtuais às entidades filiadas e a todos aqueles que fazem parte de seu mailling, um grande número de pessoas que já participaram de seus Encontros e Congressos e que continuam sendo atualizados sobre tudo que ocorre e que seja de interesse dos servidores Legislativos, mesmo que já tenham deixado as diretorias de suas instituições, mas como servidores legislativos precisam estar sempre a par dos acontecimentos. A FENALE tem atuado também nas redes sociais, tendo começado com site, blog, Orkut e hoje atuando bastante no Twitter e no Facebook, com um contato diário com parlamentares, centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos, associações e também servidores da base.
Não podíamos deixar de falar do novo passo que vem sendo dado rumo ao fortalecimento do Legislativo. Passo esse que foi alavancado em Natal, durante a abertura do XXVIII Encontro, quando foi lido ofício datado de 12 de maio de 1997, do então presidente Edson Kusma ao presidente recém-eleito da UNALE – União Nacional dos Legisladores e Legislativos, Deputado Geraldo Magela, propondo uma série de iniciativas visando o fortalecimento do Legislativo através do aprimoramento de seus servidores. E essa proposta está tomando corpo e deverá se concretizar no dia 12 de novembro de 2012 quando será realizado o I Encontro de Agentes Legislativos, organizado pela UNALE, pela FENALE, pela Interlegis, órgão do Senado Federal, e pela ABEL – Associação Brasileira das Escoas do Legislativo, quando serão finalmente discutidas as questões atinentes aos problemas existentes hoje nos Legislativos Estaduais e a medidas necessárias para modificar a imagem desse Poder, o mais importante para a consolidação da Democracia, junto à sociedade brasileira.
E esta Diretoria, que tem seus dias contados à frente da entidade, pois a eleição já está marcada para o dia 30 de novembro, tem certeza que será compromisso da nova Diretoria a ser eleita para a Gestão 2012-2015, a continuidade a essas lutas e o esforço total em novas batalhas que possam aparecer no cenário nacional e nos Estados e estruturar a entidade para o futuro, preparando-a para uma atividade sindical mais eficaz e proporcionando debates que visem aprimorar seu trabalho em prol dos servidores legislativos, dos servidores públicos em geral e de toda a sociedade brasileira.
Queremos, por último, mais uma vez, aproveitar o ensejo para prestar sincera e singela homenagem a todos aqueles que participam ou participaram das Diretorias da FENAL/FENALE e também àqueles que anonimamente se empenharam em levar e enaltecer o nome da nossa Federação a todos os Estados Brasileiros nesses 18 anos de intensas atividades, com menção especial aos ex-presidentes Trajano Gusmão (1993/1994), Edson Kusma (1994/1997), Nelson Menezes Florisbal (1997/2000), Francisco Raposo (2000/2006) e João Moreira (2006/2009), pois não podemos de forma alguma esquecer a nossa história e todos aqueles que foram protagonistas em toda a trajetória da nossa Instituição.

Parabéns, servidor Legislativo!

Parabéns, entidades filiadas!

Parabéns, FENALE!!!

República Federativa do Brasil, 22 de Setembro de 2012

GASPAR BISSOLOTTI NETO - PRESIDENTE

JOSÉ EDUARDO RANGEL – SECRETÁRIO GERAL

JOSÉ CARLOS GONÇALVES – TESOUREIRO GERAL



Diretoria Fenale - GESTÃO "COMPROMISSO E RESPEITO"- 2009/2012

Presidente: GASPAR BISSOLOTTI NETO (ASPAL/SP)
email:presidente@fenal.org.br
Vice- Presidente: HERMES TEIXEIRA DA ROSA - (CEFAL/RS)
email: vicepresidencia@fenal.org.br
Secretário-Geral: JOSÉ EDUARDO RANGEL (ASALERJ/RJ)
email: secretariageral@fenal.org.br
1.o Secretário: FRANCISCO ICLENOR BEZERRA DE OLIVEIRA (SINDSEL/AP)
email: secretaria@fenal.org.br
Tesoureiro-Geral: JOSÉ CARLOS GONÇALVES (AFALESP/SP)
email: tesourariageral@fenal.org.br
1.o Tesoureiro: HENRIQUE NASCIMENTO LOPES (STPLAL/AL)
email: tesouraria@fenal.org.br
Diretor Regional Sul: TRAJANO GUSMÃO (SINFEEAL/RS)
email: regiaosul@fenal.org.br
Diretor Regional Sudeste: LINCOLN ALVES MIRANDA (ASLEMG/MG)
email: regiaosudeste@fenal.org.br
Diretor Regional Centro-Oeste: FREDERICO MÁRCIO ARÊA LEÃO MONTEIRO (SINDAL/MT)
email: regiaocentrooeste@fenal.org.br
Diretor Regional Norte: ALBELE MARIA FERREIRA ASSUMPÇÃO (ASALP/PA)
email: regiaonorte@fenal.org.br
Diretor Regional Nordeste: JOANA DE JESUS ARAÚJO (SINDSALEM/MA)
email: regiaonordeste@fenal.org.br
Diretor de Imprensa, Divulgação e Informação: NAILOR VARGAS MARCONDES DE SOUZA (SISALMS/MS)
email: imprensa@fenal.org.br
Diretor Jurídico: MAURÍCIO MOURA MARANHÃO DA FONTE (SISALEPE/PE)
email: juridico@fenal.org.br
CONSELHO FISCAL

Titulares

LEANDRO PEREIRA MACHADO (SINDILEGIS/ES);
email: leandrocf@fenal.org.br

MARIA DAS NEVES PEREIRA DA SILVA (SINPOL/PB);
email: mariadasnevescf@fenal.org.br

ROCILENE DE SOUZA CORDEIRO (SINDSPLAC/AC)
email: rocilenecf@fenal.org.br


Suplentes

ALAOR MEDEIROS DE CÓRDOVA (AFIAL/RS);
email: alaorcf@fenal.org.br

EMÍDIO BARROS GONZAGA (SINDALERJ/RJ);
email: emidiocf@fenal.org.br

ZILNEIDE OLIVEIRA LAGES (STPLAL/AL)
zilcf@fenal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE