ESTE BLOG FOI CRIADO EM 11 DE JANEIRO DE 2010

CONSULTE TAMBÉM O SITE: http://www.fenal.org.br

Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555 na pauta de votações da Câmara


Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555/2006 (fim gradativo da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na pauta de votações da Câmara
*CAMPANHA DA FRENTE NACIONAL SP PELA PREVIDÊNCIA PÚBLICA*

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE
SÃO PAULO - 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

CARTA DE NATAL

CARTA DE NATAL

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)
22/9/1993 - PORTO ALEGRE - RS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO XXVI ENCONTRO DA FENALE - FLORIANÓPOLIS 2011:

ACESSE MAIS FOTOS DO XXVI ENCONTRO CLICANDO AQUI:

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Transparência nas casas legislativas é tema de palestra na ALRS


Simone Fernandes
MTB 12893
Agência de Notícias
16:14 - 22/10/2010
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL


Portal da Transparência do Parlamento gaúcho foi destacado no evento

Na tarde desta sexta-feira (22), o superintendente-geral da Assembleia Legislativa do RS, Hermes Teixeira da Rosa, apresentou o caso do Portal Transparência do Legislativo gaúcho para os participantes do Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas, no Espaço de Convergência da Assembleia. A ALRS é a única casa legislativa estadual do país que atende a todos os requisitos da Lei Complementar nº 131/2009, que instituiu mudanças na Lei de Reponsabilidade Fiscal, de 2000. Além do Parlamento gaúcho, apenas a Câmara Federal também disponibiliza informações sobre todos os itens que a lei exige.

Segundo Rosa, isso acontece porque a Assembleia também criou uma lei estadual sobre o tema. “As informações requeridas pela Lei de Responsabilidade Fiscal a partir de 2000 ficavam disponíveis de forma descentralizada. Ficavam espalhadas no site. Com a nossa legislação, criada em 2005, centralizamos e organizamos os dados. Conseguimos ter uma transparência organizada. Senão as pessoas não encontravam nada. Entravam buscando uma coisa e achavam outra”, explica.

Para o superintendente, o evento, que é realizado desde a manhã de ontem (21), foi um sucesso. “Como foi o primeiro encontro, está saindo uma Carta assinada por todos os participantes”, relata. O documento será o embrião do próximo evento. “É uma troca de experiência entre as Assembleias, então tu imaginas o quanto é importante para nós sediarmos a primeira edição”, orgulha-se.

Além dos diretores de 13 parlamentos, também estavam presentes os diretores da Câmara e do Senado, Sérgio Sampaio Contreras de Almeida e Haroldo Tajra. O evento foi promovido pelo Interlegis do Senado Federal, com o apoio do Parlamento gaúcho.

http://www.al.rs.gov.br/


Nota da FENALE: Hermes Teixeira Rosa é vice-presidente da FENALE.



GESTÃO
Encontro debate uso de novas tecnologias na modernização dos Legislativos


Luiz Osellame - MTB 9500
Agência de Notícias
12:53 - 22/10/2010
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
Foto: Marco Couto / Ag. AL


Evento continua na tarde desta sexta-feira
Continua nesta sexta-feira (22) no Espaço de Convergência da Assembleia, o Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas. Promovido pelo Interlegis do Senado Federal, com o apoio do Parlamento gaúcho, o encontro, iniciado ontem (21), reúne diretores e superintendentes das Assembleias Legislativas da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão e de Roraima; e diretores de Câmaras Municipais.

Durante a manhã, o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Contreras de Almeida, falou sobre o uso da tecnologia para a modernização dos serviços legislativos. Para o palestrante, as novas tecnologias são ferramentas importantes para aproximar os cidadãos das casas legislativa, ao mesmo tempo em que possibilitam participar e até interagir com todo o processo legislativo.

Sérgio lamentou que ainda exista um grande desconhecimento por parte da população sobre o papel do Poder Legislativo e para que ele serve. Para ele, as pessoas ainda não se permitem se disvincular daquela visão distorcida de que política é algo ruim ou sujo, ao invés de se aprofundar e conhecer verdadeiramente o papel do Legislativo.

O diretor-geral da Câmara dos Deputados destacou que o primeiro objetivo da Câmara em utilizar as novas tecnologias para ampliar os contatos com a sociedade é permitir que as pessoas, através de um conjunto de informações disponibilizadas, conheçam o Parlamento. Depois de conhecer como se dá o processo legislativo, o cidadão se pergunta como pode interagir e participar para influenciar nos trabalhos legislativos. "Estamos buscando criar instrumentos que ensejem e permitam esta participação. Buscamos ir até o cidadão, fazer um convite, instigá-lo para conhecer este universo do legislativo", salientou.

A segunda contribuição desta manhã foi apresentada pelo diretor de Tecnologia e Informações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Carlos Mestre Crespo Luz, que falou sobre informatização dos processos legislativos e administrativos de casas legislativas com integração de solução e biometria - o caso da ALESC. Através de um plano de Planejamento Estratégico a ALESC está informatizando todo o processo de compras e o processo legislativo. As funções e objetivos do Planejamento estratégico buscam agilidade nos processos de compra; redução de tempo de tramitação das proposições; veracidade e segurança na assinatura digital (criptografia); autenticidade do documento eletrônico; repúdio às assinaturas não parametrizadas; redução da estrutura operacional de circulação de documentos; interligação com sistemas legados; recuperação das informações; economia de papel e de insumos.

Luz também destacou que atraves do Proclegis (Gerenciador de Processo Legislativo) é possível o acompanhemento do processo legislativo, promovendo a interligação entre os diversos setores envolvidos. Atualmente o processo legislativo na ALESC se dá de duas formas, a tradicional, com uso de papel, e a informatizada, que utiliza a assinatura biométrica.

O encontro segue às 14h30, com o superintendente-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Hermes Teixeira da Rosa, que falará sobre As Casas Legislativas e a Adequação À Lei Complementar nº 131/2009 e seu Art. 48-A.

www.al.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE