ESTE BLOG FOI CRIADO EM 11 DE JANEIRO DE 2010

CONSULTE TAMBÉM O SITE: http://www.fenal.org.br

Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555 na pauta de votações da Câmara


Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555/2006 (fim gradativo da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na pauta de votações da Câmara
*CAMPANHA DA FRENTE NACIONAL SP PELA PREVIDÊNCIA PÚBLICA*

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE
SÃO PAULO - 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

CARTA DE NATAL

CARTA DE NATAL

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)
22/9/1993 - PORTO ALEGRE - RS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO XXVI ENCONTRO DA FENALE - FLORIANÓPOLIS 2011:

ACESSE MAIS FOTOS DO XXVI ENCONTRO CLICANDO AQUI:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GESTÃO: Encontro aborda ciência política e tecnologia da informação aplicadas às Casas Legislativas



Evento reúne diretores de Assembleias Legislativas de todo o país


Simone Fernandes MTB 12893
Agência de Notícias 17:20 - 21/10/2010

Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373


Foto: Walter Fagundes / Ag. AL



“Ciência Política aplicada à gestão de Casas Legislativas”, proferida pelo professor da EBAP-FGV, Marco Aurélio Ruediger, foi uma das palestras que aconteceram na tarde desta quinta-feira (21) durante o Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas, no Espaço da Convergência. O evento, promovido pelo Interlegis do Senado Federal, com o apoio do Parlamento gaúcho, segue nesta sexta-feira (22) reunindo diretores e superintendentes das Assembleias Legislativas da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão e de Roraima; e diretores de Câmaras Municipais.

Ruediger falou sobre as ferramentas que as casas legislativas podem usar para ter o controle sobre o resultado prático das políticas públicas. Assim, se o próximo governo lançar um novo programa de desenvolvimento, a Assembleia pode acompanhar os seus resultados.

Também expôs como criar grupos de discussão sobre temas relevantes com o uso da tecnologia da informação. Os grupos são formados com um prazo determinado de duração e precisam apresentar uma conclusão no momento do seu encerramento. “Você conhece a opinião dos vários segmentos da sociedade sobre as soluções possíveis, o quanto uma solução agrada, o quanto desagrada, e quais são as alternativas”, explica Róbison Gonçalves de Castro, diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento da Secretaria Especial do Interlegis.

Castro ministrou a palestra “O projeto de modernização de Casas Legislativas no âmbito do Programa Interlegis-II”. O projeto de modernização que começou a ser implantado neste ano abrange quatro áreas: comunicação interna e com a sociedade, tecnologia da informação, gestão e capacitação de servidores.

Nesta sexta-feira, as apresentações abordarão os temas da informatização do processo legislativo e a implantação do Portal Transparência, que já aconteceu na Assembleia gaúcha mas ainda está em projeto em outros parlamentos estaduais.
Confira a programação:

9 horas – O uso da tecnologia para a modernização dos serviços legislativos, com Sérgio Sampaio Contreras de Almeida, diretor-geral da Câmara dos Deputados
10h30 – Coffee-Break
11 horas – Informatização dos processos legislativos e administrativos de Casas Legislativas com integração de solução de biometria – o caso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com Carlos Mestre Crespo, diretor de Tecnologia e Informações da Assembleia Legislativa do Estado de SC
12h30 – Almoço
14h30 – As Casas Legislativas e a adequação à Lei Complementar n. 131/2009 e seu art. 48-A, com Hermes Teixeira da Rosa, superintendente-geral da Assembleia Legislativa do Estado do RS

16 horas - Encerramento
Versão para Impressão

© Agência de Notícias
Tel. (51) 3210-2555
Fax. (51) 3210-1226
NOTA DA FENALE: A Diretoria da FENALE foi representada na solenidade de abertura do Encontro por seu ex-Presidente e atual Diretor Regional Sul, Trajano Ibarra Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE