ESTE BLOG FOI CRIADO EM 11 DE JANEIRO DE 2010

CONSULTE TAMBÉM O SITE: http://www.fenal.org.br

Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555 na pauta de votações da Câmara


Ligue para 0800 619 619 e garanta a inclusão da PEC 555/2006 (fim gradativo da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na pauta de votações da Câmara
*CAMPANHA DA FRENTE NACIONAL SP PELA PREVIDÊNCIA PÚBLICA*

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE

CARTAZ DO XXIX ENCONTRO E XI CONGRESSO DA FENALE
SÃO PAULO - 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2012

CARTA DE NATAL

CARTA DE NATAL

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE, EM NATAL - 1

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

PARTICIPANTES DO XXVIII ENCONTRO DA FENALE - NATAL - RN - 2

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)

FUNDAÇÃO DA FENAL (HOJE FENALE)
22/9/1993 - PORTO ALEGRE - RS

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS FOTOS DO XXVI ENCONTRO DA FENALE - FLORIANÓPOLIS 2011:

ACESSE MAIS FOTOS DO XXVI ENCONTRO CLICANDO AQUI:

terça-feira, 13 de novembro de 2012

I Encontro de Agentes Legislativos: representantes de deputados e de servidores discutem o fortalecimento do Poder Legislativo


Haroldo Tajra (Interlegis), deputado Wanderley Dallas (Unale), 
senadora Ana Amélia Lemos (RS) e Gaspar Bissolotti Neto (Fenale)
O fortalecimento e a qualificação do Poder Legislativo foram os pontos essenciais na discussão que servidores, deputados estaduais, senadores e convidados fizeram na manhã de ontem, 12, durante O I Encontro de Agentes Legislativos, na sede do Interlegis, em Brasília.
Promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) e Interlegis (Senado Federal), o Encontro contou, em sua abertura, com a presença da Senadora Ana Amélia Lemos (RS), que parabenizou os organizadores pela iniciativa e disse se sentir confortada com a preocupação dos promotores do evento com a qualificação dos servidores. “Quem coloca a cara a tapa para a população e para a mídia é o parlamentar, mas quem instumentaliza os parlamentares é o servidor. Somos apenas mandatários. Para que nosso trabalho tenha uma boa fluência precisamos de servidores fortes e bem qualificados, por isso a importância de encontros como este”, enfatizou.
Em seu pronunciamento, o presidente da Fenale, Gaspar Bissolotti Neto, fez um relato histórico, mostrando que a organização do Encontro se deve ao resgate de um ofício enviado por sua entidade, em maio de 1997, à Unale propondo uma parceria em busca do fortalecimento do Legislativo perante a opinião pública. Esse resgate foi feito, segundo Bissolotti Neto, durante o último Encontro Nacional da Fenale, em Natal, realizado simultaneamente à Conferência da Unale, quando os dirigentes das duas entidades consideraram de suma importância realizar trabalho conjunto visando uma ação concreta nesse sentido.
O presidente da Fenale elencou, também, algumas das bandeiras defendidas pela federação dos servidores legislativos, entre elas: o aperfeiçoamento profissional por meio da formação e treinamento adequados aos servidores; implementação e atualização constantes no Plano de Cargos, Carreira e Salários;  realização de  concursos como única forma ingresso no serviço público;  redução da terceirização; ocupação de cargos de confiança, na área administrativa, exclusivamente por servidores de carreira; apoio total à transparência nos órgãos públicos, inclusive nos Legislativos, sem no entanto ferir a individualidade e a privacidade dos servidores.

Em nome da Unale, o deputado Wanderley Dallas (AM), membro do Conselho Fiscal da entidade, lembrou que o dinamismo social e a grande visibilidade dos atos públicos exigem respostas rápidas às demandas sociais. “Nós, legisladores, temos que responder rápido e adequadamente a estas demandas. Somos o avalista e o fiscal das ações que envolvem a administração pública, não podemos nos limitar a ser reféns dos executivos, quer estaduais, federais ou municipais. Temos sim que fortalecer os servidores para ficarmos também fortes e bem desempenhar o mandato que nos foi confiado pela população”, lembrou.
Em seguida, o professor Antônio Barbosa, mestre e doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), fez palestra sobre o legislativo e sociedade na perspectiva histórica do Brasil. Barbosa abriu a palestra enfatizando que a história não está morta no passado porque ajudou a construir a realidade, portanto, faz parte do hoje. Ele leciona nos cursos de pós-graduação da Câmara dos Deputados e do Instituto Legislativo Brasileiro/Senado Federal.
Ao lado do professor Barbosa, abrilhantou o debate, o secretário de Estado de Governo do Distrito Federal, Gustavo Ponce de Leon Soriano Lago, graduado em História e Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e especializado em Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral.
À tarde os trabalhos continuaram com palestra proferia pelo professor Mário Fuks, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, sobre mudanças na cultura política, O palestrante fez uma análise de imagem pública das assembleias legislativas, através de pesquisa realizada com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, tendo participado do debate o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Nilton Rodrigues da Paixão Júnior, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e do Conselho Gestor Confederação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas (Confelegis).
O deputado Miki Breier (RS), que também participou da mesa, disse que a mídia convencional ajuda a promover uma imagem negativa das Assembléias em geral, pois não mostra os bons projetos realizados pelos deputados. “Lamentavelmente a maioria dos veículos de comunicação social, por critérios que não cabe aqui e agora questionar, prefere divulgar as más notícias, o que contribui para esta imagem negativa dos parlamentares”, lamentou.
Após essas palestras, houve uma plenária entre membros de todas entidades presentes, quando ficou decidida a elaboração de um relatório contendo todas as sugestões apresentadas, que serão analisadas em reuniões a serem convocadas para os próximos meses entre os dirigentes das entidades que, tendo o presidente da Unale se comprometido a levar à diretoria executiva da entidade proposta para que na próxima Conferência, a ser realizada em meados do próximo ano na cidade de Maceió (AL), sejam realizadas reuniões entre deputados e servidores visando colocar em prática estratégias visando ao fortalecimento da imagem dos Legislativos Estaduais perante a opinião pública.
O presidente da Unale, Joares Ponticelli, encerrou o encontro comemorando os bons resultados alcançados. “Sabemos que este é o primeiro encontro, portanto mais provocador e questionador e que outros trabalhos devem ser realizados. O Parlamento, que é um dos pilares da democracia, precisa se qualificar, e isso vale para parlamentares e servidores” afirmou.
Ponticelli agradeceu a parceria da Fenale, Abel, Interlegis e Senado na realização do encontro. “Com parceiros assim teremos o poder legislativo mais forte e, portanto, vamos fortalecer a democracia, fortalecendo e qualificando servidores e parlamentares”, justificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE

CARTAZ OFICIAL DO XXVII ENCONTRO DA FENALE